A Reciclabilidade consiste em um índice que classifica os materiais em recicláveis e não recicláveis, sendo uma gestão do processo industrial, relacionado à qualidade do que é reciclável, ligada a capacidade operacional de recicladores, assim como a adequação de determinados produtos a essas operações. Consiste em produto ou material que engloba determinadas características inerentes quanto à viabilidade de ser reciclado.
Mas reciclabilidade é diferente de ser reciclável, existem resíduos sólidos que são recicláveis, mas não possuem a reciclabilidade, por diversos motivos, como, alto custo de reciclagem, dificuldade de coleta, desvantagem econômica da operação, ou falta de tecnologia necessária para que seja feito o reaproveitamento em larga escala. Ou seja, os materiais que não possuem reciclabilidade são aqueles que ainda não interessam para as empresas, em que geralmente acabam sendo descartados nos aterros sanitários.
O maior problema do descarte que é feito incorretamente é por possuem algumas partes dos resíduos que são recicláveis e tem baixa reciclabilidade, em que acabam na natureza ou em aterros, sendo que poderiam ser reaproveitados por meio da reciclagem, mas devido a faltas de estruturas suficientes, esses resíduos acabam sendo descartados de forma incorreta.
Para conferir mais assuntos como esse, acesse nosso blog.
https://www.recopel.com.br/blog/