Aqui na Recopel, utilizamos muito o símbolo da reciclagem, também conhecido como símbolo da coleta seletiva. Ele é representado por três setas formando um triângulo e é também um dos símbolos gráficos mais conhecidos no mundo.
Além disso, ajudou a incentivar a reciclagem global, mas nem todo mundo sabe de onde ele veio.
Tudo começou com a comemoração do primeiro Dia da Terra, em 1970, quando a empresa Container Corporation of America, uma grande produtora de papelão reciclado, patrocinou um concurso para estudantes de arte e design para conscientizá-los sobre questões ambientais.
Foi então que o estudante universitário de 23 anos, Gary Anderson, ganhou o concurso com a imagem do símbolo da reciclagem universal.
O símbolo que foi eleito e julgado por designers reconhecidos como líderes mundiais em gráficos e arte industrial da época, não se tornou marca registrada, é de domínio público, ou seja, não possui direitos exclusivos de propriedade, podendo ser modificado e utilizado por qualquer um sem o pagamento de royalties.
Anderson desenhou um símbolo e enviou três variações para a competição. A ideia básica envolvendo três setas planas em preto e branco que se curvam e recuam entre si resgata a figura topológica da fita de Möbius; e traz a ideia de infinito, um conceito muito próximo da ideia de reciclagem, que é o significado do símbolo. Mas Gary Anderson também se inspirou na arte psicodélica, na moderação e no equilíbrio.
A fita de Möbius, que serviu de inspiração para o simbolo da reciclagem é uma superfície com apenas um lado e tem a propriedade matemática de ser inorientável. Se, hipoteticamente, uma formiga começar a andar por uma fita de Möbius, ela percorrerá toda a área infinitamente sem precisar fazer desvios. É justamente essa propriedade de “ciclo sem fim” da fita de Möbius que inspira o significado do símbolo da reciclagem.
Venha para o lado verde da força! Recicle o papel que sua empresa iria descartar e seja uma #EmpresaConsciente com a gente!
Ligue: 19 99402-7752 | 19 3468-4599