Tipos de lixo: Você conhece quais os tipos e como e onde descartá-los?

Categoria: Sem categoria Data: 4 de outubro de 2022

No mundo existem diversos tipos de lixos que geralmente são descartados da forma e nos lugares incorretos, impactando o meio ambiente e o bem-estar da nossa população. Por isso, a sua separação é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade e meio ambiente mais saudável e duradouro. Ao separar o lixo no lugar adequado para o processo de tratamento (reciclagem, incineração, entre outros), você estará contribuindo para um bem melhor.

E quais são os tipos de lixos?

· Lixo comercial:

Os lixos comerciais são aqueles que são descartados por terceiros como (restaurantes, supermercados, padarias, bares, entre outros), consistindo em restos de alimentos, folhas, plásticos, entulhos. Podendo ser descartados em aterros sanitários, postos de coleta seletiva e também em latas de lixo orgânicas, recicláveis e de plástico.

· Lixo doméstico:

Esse tipo de lixo é o mais comum, em que se encontra nas residências dos moradores, sendo 60% materiais orgânicos como restos de alimentos do dia a dia, embalagens, papéis, entre outros. A coleta dos lixos domésticos é realizada pelo serviço público de limpeza, em que os moradores separam os lixos em sacolas plásticas ou específicas para lixo, em que deixam na frente das suas residências (geralmente em cestas de lixo), em que os profissionais da limpeza passam com um caminhão que macera todos os lixos para serem levados nos locais corretos para aterros sanitários.

· Lixo eletrônico

Esse tipo de lixo consiste em restos de eletroeletrônicos que não funcionam ou não possui mais importância para a pessoa, geralmente são tv, rádios, impressoras, computadores, microondas, entre outros. Esse tipo de lixo geralmente possui em pontos de entrega voluntária de eletrônicos em alguns comércios, como shopping centers ou varejistas.

· Lixo orgânico:

Consistem em restos de alimentos, folhas de papéis já utilizados, que são depositados em locais apropriados, mas tem o fator importante de serem reciclados. Esse tipo de lixo pode ser encontrado em residência, área comercial, hospitalar, entre outros. Podendo ser descartado diretamente em latas específicas de lixo orgânica (marrom),

sendo embalado em sacos biodegradáveis ou oxibiodegradáveis, para evitar qualquer malefício para a sociedade.

· Lixo industrial:

São os lixos causados pelas indústrias, sendo resíduos de gases, produtos químicos, metais, tecidos, dependendo da ação de cada indústria. Sendo divididos em três categorias: perigosos (contaminantes e tóxicos), não inertes (possivelmente tóxico) e classe 3 inertes (não contaminantes). Esse tipo de lixo pode ser coprocessado, incinerado e por aterramento. Sendo descartados em lugares especiais de aterros sanitários industriais.

· Lixo hospitalar:

São os lixos descartados em hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros. Esse tipo de material é agulhas, seringas, gases, luvas, entre outros. Sendo um material altamente nocivo por estarem contaminados, possuindo possíveis vírus e bactérias que geram muitos problemas de saúde e riscos de contaminação grave. Devem ser descartados com muita segurança e cuidado, sendo destinados para setores especializados no tratamento de lixo, em que serão incinerados.

Agora que você conhece um pouco sobre os tipos de lixos mais conhecidos e o seu meio de descarte ideal, faça o melhor para o meio ambiente, fala o descarte correto!

Venha para o lado verde da força! Seja uma #Consciente com a gente!

Ligue (19) 99402-7752 | (19) 3468-4599

in