Toda empresa/indústria tem sobras de resíduos, dejetos e outros materiais originados das atividades fabris. Muitos conhecem por lixo industrial essas sobras, podendo ser sólidos, líquidos ou gasosos, independente de qual resíduo é importante que toda empresa busque ser altamente sustentável e que trabalhe em prol da melhoria do meio ambiente.
Todos os resíduos são classificados de acordo com o grau ou nível de perigo, e realizar essa separação é fundamental para evitar maiores problemas ambientais, visto que alguns resíduos são totalmente nocivos para a saúde.
Alguns exemplos de resíduos são: cinzas, lodos, resíduos alcalinos e ácidos, plásticos, metais, madeira, fibra, vidros, cerâmicas e outros.
No Brasil as indústrias têm que seguir as normas NBR que classificam cada resíduo em 3 classificações: I – Perigosos, II A – Não Inertes e II B – Inertes.
Os resíduos da classe I são aqueles altamente contaminados tais como: inflamabilidade, toxicidade e corrosividade.
Já os resíduos da classe II A não apresentam periculosidade, porém podem apresentar características de combustão e biodegradabilidade da água.
A classificação II B é a que apresenta menor risco, visto que a água em nenhum momento é contaminada e continua potável.
Muitas empresas não sabem de que forma ajudar o meio ambiente, por isso que a Recopel existe para facilitar o dia a dia das indústrias.
Quer saber como podemos ajudar? Fale conosco: https://api.whatsapp.com/send?phone=5519981206380