Reciclagem de metais: entenda a importância!

Categoria: Dicas sobre Reciclagem Data: 9 de março de 2022

Você sabia que metais também são materiais recicláveis? Poucas pessoas sabem, mas os metais podem ser recicláveis devido a sua excelente versatilidade e também seu descarte inadequado é prejudicial ao meio ambiente e as pessoas que estão ao lado de mineradoras, por exemplos.

O descarte correto desses materiais evita que o meio ambiente continue prejudicado, uma pesquisa recente afirma que todos os anos 25 milhões de toneladas vão para os oceanos e que 2 milhões são gerados aqui no Brasil.

Mas, você sabia que o metal é 100% reciclável? Quem diria ou imaginaria que um material como ele fosse 100% reciclável. De forma geral os metais são classificados em duas categorias que são:

Ferrosos: ferro e aço;
Não ferrosos: cobre, alumínio, níquel, chumbo e zinco.

A principal diferença entre as duas categorias é o potencial de contaminação, os não ferrosos têm a contaminação reduzida com o passar do tempo, já os ferrosos possuem um alto nível que só piora com o tempo.

Algo muito interessante relacionado à reciclagem de metais é que o metal pode passar por todo o processo de reutilização milhões de vezes sem perder as suas propriedades. Por exemplo, uma lata de alumínio é capaz de produzir energia suficiente para uma lâmpada de 10 watts por 20 horas.

A reciclagem de metais atua como uma forma de criar novas possibilidades com os metais descartados, podendo ser utilizados para itens pessoais e industriais, é impossível medir o impacto positivo do descarte correto, há casos de materiais de metais que viraram parte de uma peça de avião.

O processo de reciclagem de metais não é algo difícil ou complicado, assim como você separa o vidro do papel, você pode ter um lugarzinho apenas para metais, mas o melhor é que a Recopel é uma empresa especializada em reciclagem desses produtos, então não precisa fazer isso sozinho, você pode fazer uma grande parceria com a Recopel.

in