Quando você lê as palavras preservar e conservar você imagina que ambas sejam a mesma coisa, não é mesmo? Mas apesar de pareceram semelhantes, elas possuem significados diferentes, mas muito importantes para a conscientização para a população em relação ao meio ambiente, para manter a manutenção das riquezas naturais do nosso planeta.
Preservar é manter as características ideias e próprias da natureza, sem fazer nenhuma alteração. É deixar que o meio ambiente siga seu desenvolvimento sem nenhuma interferência humana. Onde a natureza consegue sobreviver muito bem sem o auxílio de seres humanos, apenas com o seu próprio ciclo, que são interligadas e permitem um equilíbrio ecológico ideal para que tudo funcione corretamente.
Já a conservação está ligada ao uso sustentável da natureza, permitindo o desenvolvimento socioeconômico aliado com o cuidado com a natureza. É por meio dela que desenvolvimentos, como, por exemplo, a agricultura sustentável, reservas extrativistas onde comunidades locais podem explorar esses recursos naturais de uma forma sustentável.
Conte com a Recopel para saber mais ações e informações importantes como essa.