Como funciona a cadeia de reciclagem?

Categoria: Conservação Ambiental Data: 1 de abril de 2024

Atualmente no Brasil, cerca de 90% dos lixos são coletados, mas apenas 4% do resíduo reciclável é reciclado de fato. Vemos isso de acordo com o ciclo de vida da embalagem, em que a solução de um problema, seja com o intuito de proteção de alimentos ou para um transporte mais seguro, no final de ciclo de vida, pode acabar tornando um grande problema ambiental e econômico de grande impacto para o nosso planeta.

Por isso, a cadeia de reciclagem é uma das melhores soluções para o futuro do nosso planeta, produzida pelos catadores de lixo, sucateiros de pequeno porte, aparistas de papel e a indústria. Nessa cadeia, um dos problemas, é que o mercado é oligopsônio, sendo uma estrutura que se desenvolve nos mercados, onde são pequenos números de compradores, para um cenário com muitos vendedores, em que acabam determinando o preço dos produtos.

O trabalho desses grupos consistem em realizar uma coleta seletiva, seja em residências domésticas, empresarial e industrial, onde são coletados por meio de um caminhão, em que a equipe é formada por funcionários treinados e capacitados, com alto reconhecimento em resíduos e a sua forma correta de descarte.

A coleta seletiva apenas recolhe materiais aptos para a reciclagem, denominados de secos, como metais, papéis, plásticos e vidros, já os materiais considerados como úmidos como guardanapos, toalhas de papel, papel higiênico e entre outros, devem ser direcionados à coleta convencional, que são encaminhados para lixões e aterros sanitários.

Para auxiliar nesse processo, é importante colocar em prática a valorização dos materiais de reciclagem, aproveitando o potencial de cada um deles. Um exemplo, é a reciclagem energética, onde é transformado os resíduos (plásticos, guardanapos, papel celofane e entre outros) em energia elétrica e térmica, além da obtenção de energia, esse processo também ajuda na redução do volume desses materiais na natureza. Outra opção é a reciclagem mecânica, que consiste no processo de triturar ou derreter os materiais para reutilizá-los na produção de novos objetos com a mesma propriedade química.

Com isso, concluímos que a solução do problema dos lixos no Brasil envolvem diversas ações, por isso, é preciso tornar o processo de cadeia de reciclagem mais sustentável financeiramente para os catadores, depois, deve ser feita uma conscientização a sociedade, para que seja feita o descarte correto dos resíduos, facilitando na hora da coleta seletiva, para que dessa forma, podemos ter melhores resultados, proporcionando um futuro melhor para todos.

in